Menu Close

Livro didático de história como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexual

Título: Livro didático de história como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexual

Autoria: Fábio da Silva Gomes

Orientação: Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho

Mestrado Profissional em História

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Data da Defesa: 28/08/2018

Seropédica – RJ

Resumo: Esta pesquisa teve como tema as representações da diversidade sexual em coleções de livros didáticos de História, do 6º ao 9º anos. Para a construção deste trabalho, o recorte bibliográfico principal engloba os seguintes autores e suas ideias: Candau (2016), Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) e Rossi (2010). Buscou-se compreender o processo de elaboração do livro didático de História voltado para os anos finais do ensino fundamental; apontar, nas coleções analisadas, os conteúdos que, de alguma forma, citaram a diversidade sexual; debater o processo de enquadramento da memória realizado nos livros didáticos analisados; e evidenciar as vivências da diversidade sexual de algumas sociedades em certos períodos da história ocidental. A metodologia foi desenvolvida a partir das funções essenciais do livro didático, atribuídas por Choppin. Percebeu-se que silenciamentos, disputas e enquadramentos de memória são constantes na produção de uma obra didática, especialmente em relação à diversidade sexual, mantendo-se na memória coletiva da sociedade ocidental o padrão heteronormativo como o único a ser seguido, marginalizando os comportamentos sexuais destoantes. A pesquisa culminou na elaboração de um material didático de apoio docente que contribui para o ensino da diversidade sexual nas aulas de História, atendendo a uma especificidade do mestrado profissional, a qual se caracteriza pela criação de um produto a ser utilizado no ensino.

Palavras-Chave: ensino de História; currículo; prática docente; livro didático; memória; diversidade sexual.

Fonte: Portal EduCapes

Acesse o trabalho completo clicando aqui

Posted in 2018, dissertação, RJ, UFRRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *