Título: Pornochanchada em quatro takes: corpo, sociedade, estilo e censura
Autoria: William Bruno Correa
Orientação: Jó Klanovicz
Mestrado em História
Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
Data Defesa: 30/04/2020
Irati – PR
Resumo: Esta dissertação analisa as marginalizadas pornochanchandas, gênero famoso no cinema brasileiro da década de 1970. Busca compreender como as representações corporais podem ser um espelho da sociedade brasileira daquela década, período em que a população vivia sob o regime militar, e no qual manifestações artísticas sofriam com a censura, e onde o cinema era alvo de reprimendas que comprometiam o conteúdo final. Neste trabalho são analisadas duas pornochanchadas, A Super Fêmea e Guerra Conjugal. Discuto o tema a partir de uma abordagem que aproxima cinema e história cultural, com vistas a identificar e discutir percepções cinematográficas da época sobre o masculino, o feminino, o homossexual, o obeso, o negro, o pobre, o rico, enfim, todas as percepções que a pornochanchada pode produzir e seus sentidos.
Palavras-Chave: Cinema, História, Corpo, Masculino, Feminino, Representações
Fonte: Biblioteca de Teses – Unicentro
Acesse o trabalho completo clicando aqui