Título: A Nau Queer: uma genealogia da sexualidade no teatro de Luís Otávio Barata (1980-1990)
Autoria: Kauan Amora Nunes
Orientação: Aldrin Moura de Figueiredo
Doutorado em História
Universidade Federal do Pará – UFPA
Data da Defesa: 12/03/2019
Belém – PA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo construir a História do Teatro Queer de Belém do Pará (1980- 1990). Tendo a genealogia foucaultiana como norte metodológico, pretendeu-se identificar as práticas culturais que ofereceram condições favoráveis para a emergência de seis encenações teatrais que discutiram cenicamente questões de gênero e de sexualidade subvertendo suas noções clássicas, na década de 1980, em Belém do Pará, encabeçadas pelo encenador paraense Luís Otávio Barata, um dos membros fundadores do Grupo de Teatro Cena Aberta e um dos principais nomes do teatro contemporâneo paraense. Estas encenações são: Theastai Theatron/Trontea Staithea (1983/1984), Aquém do eu, além do outro (1984), Genet – O Palhaço de Deus (1987), Posição pela Carne (1989), Em nome do amor (1990). Por sua vez, o corpo documental desta pesquisa envolve publicações dos principais jornais da cidade (O Liberal, Diário do Pará, O Estado do Pará e A Província do Pará), coletados em instituições públicas e acervos pessoais de artistas da cidade. Além disso, coletou-se dados através de entrevistas com pessoas envolvidas nesta cena teatral e também através de dramaturgias, folders, cartazes, filmagens e etc. Através disso, identificou-se que as práticas culturais que funcionaram como pontos de emergência para este Teatro Queer na cidade estavam intimamente envolvidas com o movimento de liberação sexual, desde a consolidação do Movimento LGBT moderno até o aparecimento da Teoria Queer, além das diversas formas de repressão durante o regime militar no Brasil e também com os arredores do bairro da Campina, “área erógena” da cidade, lugar onde estas encenações foram apresentadas. Por fim, este trabalho pode contribuir com a ampliação dos estudos historiográficos acerca do teatro paraense e para o fortalecimento do diálogo entre História Cultural, Teatro Contemporâneo e a Teoria Queer.
Palavras-Chave: História Cultural; Teatro contemporâneo paraense; Teoria Queer; Teatro Queer; Encenação teatral.
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
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