Título: “Cinema contra Homofobia” – A utilização do cinema como recurso pedagógico contra a homofobia
Autoria: Marcos Tadeu Pereira de Queiroz
Orientação: Lilian Marta Grisolio
Mestrado Profissional em História
Universidade Federal de Goiás – UFG
Data da Defesa: 10/12/2019
Catalão – GO
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central propor a utilização do cinema como recurso pedagógico para discussões e combate de questões relativas à homofobia dentro do ambiente escolar. O intuito é auxiliar e na compreensão acerca da necessidade do aprimoramento das discussões sobre homofobia na sociedade e mais especificamente nas escolas. Desta forma, esta pesquisa tem como produto final uma proposta de intervenção pedagógica que foi nomeada de “Cinema contra a Homofobia”, utilizando para tal o filme Hoje eu quero voltar sozinho. Parte-se do entendimento de que a escola completa a formação do indivíduo, sendo função social do educador conscientizar os alunos e alunas sobre direitos e deveres, necessários à convivência social harmônica, principalmente diante dos índices alarmantes de violência e discriminação praticadas contra o grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais ou Transgêneros ( LGBTQ+) na atualidade. Logo, não há como deixar essas discussões à margem do processo educativo, especialmente considerando que a escola é um dos ambientes mais favoráveis à proliferação do preconceito, como o bullying homofóbico. Neste sentido, busca-se nesse trabalho demonstrar que é possível inserir essas discussões nas escolas como parte da relação ensino-aprendizagem através da utilização de recursos fílmicos e práticas pedagógicas de combate aos preconceitos e discriminações.
Palavras-Chave: Homofobia; Educação; Cinema; História, LGBTQ+
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
Acesse o trabalho completo clicando aqui