Título: Casamento homoafetivo no Brasil e conservadorismo cristão: embates discursivos entre Silas Malafaia e ABGLT (2007-2017)
Autoria: Clodoaldo Oliveira Silva
Orientação: José Miguel Arias Neto
Mestrado História Social
Universidade Estadual de Londrina – UEL
Data Defesa: 09/04/2021
Londrina – PR
Resumo: Essa dissertação procura refletir sobre os embates discursivos entre o conservadorismo cristão, representado pelo pastor Silas Malafaia, e a ABGLT, representante dos grupos LGBT’s, a respeito da legitimação do casamento homoafetivo, no Brasil. Os embates são analisados a partir de fontes jurídicas e atuação do pastor Malafaia, em programas de televisão, especialmente seu programa denominado Vitória em Cristo. Nessa pesquisa, parte-se dos confrontos entre o pastor Silas Malafaia e a ABGLT, no campo político e jurídico, a partir de 2007, quando da luta pelo reconhecimento da união estável homoafetiva, por parte dos grupos LGBT’s, e a atuação do conservadorismo cristão, representada porMalafaia, e em defesada família tradicional e da liberdade de expressão e de culto. Assim, foram utilizadas como fontes a ADI 4277, a ADPF 132, O PLC 2285/2007, a Resolução do CNJ 175/2013 e as atuações do pastor Silas Malafaia, através de seu site, seu programa de televisão e atuação no cenário político nacional, sempre contra os direitos da população LGBT, onde insiste em contrariar a medicina e a ciência, e afirmar que a homossexualidade é um comportamento, e portanto aprendido, e defender a reversão do que denomina comportamento homossexual, como se fosse uma cura para uma doença, em que pese a ciência não considere mais a homossexualidade como patologia ou transtorno. Por outro lado, a ABGLT defende o direito dos homossexuais em constituir família, ampliando o conceito para a multiparentalidade, e defendendo o afeto como fundamento para o casamento. A base metodológica parte dos conceitos de discurso, enunciados e hipótese repressiva, de Michel Foucault, para se analisar a produção de verdades sobre o sexo, bem como a circularidade do poder, através dos enunciados e das práticas discursivas.
Palavras-Chave: casamento, família, homossexualidade, conservadorismo cristão, homoafetivo
Fonte: Biblioteca Digital – UEL
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