Menu Close

O projeto

Os dados aqui apresentados estão todos disponíveis em portais públicos das universidades e no Catálogo de Dissertações e Teses da Capes. Para conseguir conhecê-los foi necessário, primeiramente, construir uma busca sistematizada.

Um primeiro passo foi pesquisar e mapear uma lista de palavras que permitiram encontrar as pesquisas. Composta por palavras retiradas de Tesaurus e Dicionários de Gênero, Feminismo e artigos científicos, elaborei uma lista com 38 palavras/stems, que me permitiram, após todos os passos de seleção quantitativa e qualitativa, chegar a um corpus final de 241 dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1994 e 2022.

As pesquisas localizadas versam sobre dissidências sexuais e desobediências de gênero nos mais variados períodos históricos, regiões e recortes. Esses dados estão todos organizados no menu superior “Busca por”.

O projeto aqui exposto está em construção. Minha primeira ação está sendo atuar como um curador de dados e um historiador público digital. Entendo que esses dados, da forma como estão sintetizados, podem auxiliar outras pessoas nas suas pesquisas e, ao mesmo tempo, ser um espaço de memória de parte da história da historiografia brasileira.

Caso deseje contribuir com o projeto me envie comentários, sugestões, críticas ou elogios, entrando em contato comigo por aqui ou pelas redes sociais do projeto.

Como citar: CANABARRO, Ronald. História Transviada – Historiografia das dissidências sexuais e desobediências de gênero no Brasil (1994-2022). Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.historiatransviada.net.br/. Acesso em: (insira a data do seu acesso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *