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A importância de se ver nas telas: lesbianidade no cinema brasileiro (1990-2010)

Título: A importância de se ver nas telas: lesbianidade no cinema brasileiro (1990-2010)

Autoria: Camila Nadedja Teixeira Barbosa

Orientação: Natanael Duarte de Azevedo

Mestrado em História

Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Data da Defesa: 30/08/2019

Recife – PE

Resumo: A presente dissertação tem como objetivo discutir como o cinema brasileiro aborda a temática da lesbianidade nas telas, questionando como é feita a representatividade dessas mulheres. Para tanto, analisaremos dois filmes com mulheres lésbicas como personagens principais: “Como esquecer”, de Malu de Martino, e “Elvis e Madona”, de Marcelo Laffitte, ambos lançados em 2010. A utilização do cinema como ferramenta para análise histórica surge com o advento da Escola do Annales, que inaugura uma nova concepção para análise histórica e, por consequência, uma nova abordagem sobre as fontes e objetos de estudos. Nesse contexto as produções cinematográficas começaram a ganhar espaço como objeto de análise do historiador. Optou-se, assim, pelo cinema, pois, através dessa ferramenta é possível compreender aspectos importantes sobre determinada sociedade. Abordaremos elementos do star system americano e sua utilização no Brasil, e como esse modo de fazer cinema ajudou a criar a imagem de um conceito de mulher ideal, que, por sua vez, é amplamente explorada pelo mercado de consumo. Em contraponto a esse modo de fazer cinema será utilizada a teoria feminista do cinema. Apresentamos um panorama histórico do movimento feminista e, em seguida, do feminismo lésbico, com destaque para relações do pensamento lésbico com a teoria queer. As três principais autoras escolhidas para esta reflexão são: Monique Wittig, Gayle Rubin e Adrienne Rich. O aporte teórico da pesquisa é construído com os estudos culturais e as principais teorias de representação, identidade, gênero e sexualidade, com base em autores como Stuart Hall e Judith Butler. Para análise dos filmes, utilizaram-se as ideias da narrativa fílmica, com o circuito da cultura. O discurso do filme foi analisado pela visão da teoria queer, que procura desconstruir os padrões heteronormativos da sociedade.

Palavras-Chave: Lesbiandade; Cinema; Teoria Queer

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

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