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A produção da falha: práticas de saber-prazer alternativas e derivas da subjetividade nos anos 1980 e 1990

Título: A produção da falha: práticas de saber-prazer alternativas e derivas da subjetividade nos anos 1980 e 1990

Autoria: Gustavo Henrique Ramos Silva

Orientação: Cláudia de Jesus Maia

Mestrado em História

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Data da Defesa: 18/06/2018

Montes Claros – MG

Resumo: Essa pesquisa analisa obras selecionadas da artista norte-americana Madonna, de 1983 a 1992, cujas superfícies discursivas produzem a desestabilização dos binômios oposicionistas homem-mulher, heterossexual-homossexual e natureza-tecnologia, a partir das práticas contrassexuais das subculturas sexuais sadomasoquistas ou fetichistas. Uma vez que as identidades são produzidas por um dispositivo histórico e são dependentes de uma coerência entre o sexo, o gênero e o desejo, Madonna segue a trajetória inversa, ao produzir uma falha nessa pretensa coerência e, por fim, um desvio e uma derivação dessas identidades. Para a análise, a pesquisa constitui o seu referencial teórico a partir dos conceitos da Teoria queer, a saber: gênero e performatividade, propostos por Judith Butler, e contrassexualidade, proposto por Paul B. Preciado – além da mobilização das contribuições de nomes como Félix Guattari, Gilles Deleuze e Michel Foucault a esses estudos. Ao passo em que mobiliza os conceitos e procedimentos dos Estudos de Cultura Visual ou Estudos Visuais para a constituição do seu referencial metodológico.

Palavras-chave: Subjetividade; Gênero; Sexualidade; Corpo

FonteCatálogo de Dissertações e Teses Capes

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