Título: Educação para igualdade na perspectiva de gênero
Autoria: Andreia dos Santos Barreto Monsores de Assumpção
Orientação: Helena Maria Bomeny
Mestrado Profissional em História, Política e Bens Culturais
Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ
Data da Defesa: 30/03/2012
Rio de Janeiro – RJ
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as questões de gênero e diversidade nas políticas públicas de educação no Brasil. O propósito foi analisar o esforço investido em mudanças no processo de formação básica, que buscam tornar a escola um lugar mais igualitário, preparado para cumprir seu papel na formação de sujeitos para o exercício da cidadania. Também foi finalidade da pesquisa captar a percepção dos educadores em face desse esforço. Como estudo de caso, foi tomado o curso piloto do projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE), que propõe, através de formação complementar, uma discussão com educadores sobre assuntos da diversidade, gênero, sexualidade e relações étnico-raciais. O curso GDE, realizado no ano de 2006, ofertou 1200 vagas para professores do ensino fundamental de seis municípios das cinco regiões brasileiras: Dourados/MS, Niterói e Nova Iguaçu/RJ, Maringá/PR, Porto Velho/RO e Salvador/BA. Para viabilizar a pesquisa foram analisados 60 memoriais, desenvolvidos como parte da avaliação final dos professores que participaram do projeto.
Palavras-Chave: gênero; diversidade; formação de professores; educação; formação online.
Fonte: Biblioteca Digital FGV
Acesse o trabalho completo clicando aqui