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Educação para igualdade na perspectiva de gênero

Título: Educação para igualdade na perspectiva de gênero

Autoria: Andreia dos Santos Barreto Monsores de Assumpção

Orientação: Helena Maria Bomeny

Mestrado Profissional em História, Política e Bens Culturais

Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ

Data da Defesa: 30/03/2012

Rio de Janeiro – RJ

Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as questões de gênero e diversidade nas políticas públicas de educação no Brasil. O propósito foi analisar o esforço investido em mudanças no processo de formação básica, que buscam tornar a escola um lugar mais igualitário, preparado para cumprir seu papel na formação de sujeitos para o exercício da cidadania. Também foi finalidade da pesquisa captar a percepção dos educadores em face desse esforço. Como estudo de caso, foi tomado o curso piloto do projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE), que propõe, através de formação complementar, uma discussão com educadores sobre assuntos da diversidade, gênero, sexualidade e relações étnico-raciais. O curso GDE, realizado no ano de 2006, ofertou 1200 vagas para professores do ensino fundamental de seis municípios das cinco regiões brasileiras: Dourados/MS, Niterói e Nova Iguaçu/RJ, Maringá/PR, Porto Velho/RO e Salvador/BA. Para viabilizar a pesquisa foram analisados 60 memoriais, desenvolvidos como parte da avaliação final dos professores que participaram do projeto.

Palavras-Chave: gênero; diversidade; formação de professores; educação; formação online.

Fonte: Biblioteca Digital FGV

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