Título: “Eu quero ver é falar de trans”: Ensino de história e construção de identidade transexual no Cariri Cearense do Século XX
Autoria: José Claudio Leoncio Gonçalves
Orientação: Zuleide Fernandes de Queiroz
Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Regional do Cariri – URCA
Data da defesa: 31/01/2019
Crato – CE
Resumo: A presente dissertação toma como objeto de análise a identidade trans e o ensino de Historia. Desta forma, o nosso objetivo geral foi compreender a construção de identidade de sujeitos transexuais e sua relação com o ensino de História. Especificamente, pretendemos problematizar como a escola interfere no processo de construção das identidades em estudantes transexuais, entender as influências das escolas e do ensino de História escolar para autorreconhecimento de transexuais, e, propor sequencias didáticas para o ensino de História escolar, reconhecendo as necessidade contemporâneas dos temas Gênero e Sexualidade a partir de uma perspectiva multicultural.
Palavras-Chave: ProfHistória, Ensino de História, Identidade, Transexualidade
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
Acesse o trabalho completo clicando aqui