Menu Close

“Gay-Macho”, “Travesti” ou “Bicha Pintosa”? A produção discursiva sobre representações homoeróticas no Jornal Lampião da Esquina (1978-1981)

Título: “Gay-Macho”, “Travesti” ou “Bicha Pintosa”? A produção discursiva sobre representações homoeróticas no Jornal Lampião da Esquina (1978-1981)

Autoria: Ronielyssom Cezar Souza Pereira

Orientação: Ivonete Pereira

Mestrado em História

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Data da Defesa: 22/03/2017

Marechal Cândido Rondon – PR

Resumo: Buscamos analisar as representações homoeróticas no Lampião da Esquina, entre 1978 e 1981, para compreender como os discursos sobre homossexualismo, no jornal produzido por homossexuais, representavam esses sujeitos durante a formação de grupos homossexuais militantes no Brasil. O objetivo principal deste trabalho é interpretar a construção de sentidos e as práticas discursivas que tensionaram as representações homoeróticas do sexo masculino nas páginas do Lampião da Esquina. Além disso, objetivamos algumas pautas secundárias e específicas: historicizar o Lampião da Esquina; apresentar as relações de tensão envolvendo o jornal, seus leitores e os grupos homossexuais militantes; e, por fim, analisar as representações homoeróticas que indicavam maior divergência no Lampião da Esquina sobre práticas efeminadas. Para isso, partimos de uma simples questão: ─Como as práticas discursivas no jornal desconstruíam estereótipos e reconstruíam tipos ideais que incentivavam os homossexuais a assumirem sua sexualidade? Como referencial teórico, adotamos as reflexões de Michel Foucault sobre análise de discurso e de Judith Butler sobre o conceito de performatividade. Metodologicamente, partimos da contextualização histórica e seleção das fontes. Em seguida analisamos, principalmente, as seções Opinião e Cartas na Mesa. Efetuamos uma análise de discurso sobre as seções citadas para compor um arquivo a respeito da representação de homossexuais do sexo masculino, no qual aparecem as representações analisadas. Dessas representações destacamos as que se referiam à efeminação, a travestilidades e a masculinidades, porque nos parecem expressar melhor as relações de poder entre os sujeitos envolvidos na produção discursiva observada no periódico.

Palavras-Chave: Jornal Lampião da Esquina. Homoerotismo. Homossexualidade Masculinizada. Bicha Pintosa.

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

Acesse o trabalho completo clicando aqui