Título: Heteronormatividade e estigmatização na cultura escolar do Amapá, de 1988 a 2018
Autoria: Josean Ricardo de Souza e Silva
Orientação: Julia Monnerat Barbosa
Mestrado em História
Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
Data da Defesa: 30/07/2018
Macapá – AP
Resumo: Esta dissertação estuda estigmatizações que foram direcionados a alunos e alunas da educação básica do Amapá entre os anos de 1988 e 2018 percebidos e percebidas como “anormais” em relação aos seus gêneros e, ou, sexualidades. Buscando por meio de referenciais teóricos analisar a inclusão subordinada, e mesmo a exclusão, de discentes percebidos como estranhos a heteronormatividade. Passando por possibilidades para o ensino de história e por inserções na cultura escolar para promover debates em relação aos temas desta dissertação. Além de resgatar memórias escolares, por meio de metodologias de História Oral, aliadas a procedimentos específicos da produção de documentários audiovisuais, investigando os silenciamentos e práticas heteronormativas de estigmatização, além de outras violências, direcionados a este público na cultura escolar.
Palavras-Chave: Ensino de História; heteronormatividade; memória; estigmatização
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
Acesse o trabalho completo clicando aqui