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Heteronormatividade e estigmatização na cultura escolar do Amapá, de 1988 a 2018

Título: Heteronormatividade e estigmatização na cultura escolar do Amapá, de 1988 a 2018

Autoria: Josean Ricardo de Souza e Silva

Orientação: Julia Monnerat Barbosa

Mestrado em História

Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Data da Defesa: 30/07/2018

Macapá – AP

Resumo: Esta dissertação estuda estigmatizações que foram direcionados a alunos e alunas da educação básica do Amapá entre os anos de 1988 e 2018 percebidos e percebidas como “anormais” em relação aos seus gêneros e, ou, sexualidades. Buscando por meio de referenciais teóricos analisar a inclusão subordinada, e mesmo a exclusão, de discentes percebidos como estranhos a heteronormatividade. Passando por possibilidades para o ensino de história e por inserções na cultura escolar para promover debates em relação aos temas desta dissertação. Além de resgatar memórias escolares, por meio de metodologias de História Oral, aliadas a procedimentos específicos da produção de documentários audiovisuais, investigando os silenciamentos e práticas heteronormativas de estigmatização, além de outras violências, direcionados a este público na cultura escolar.

Palavras-Chave: Ensino de História; heteronormatividade; memória; estigmatização

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

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