Título: Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
Autoria: Talitta Tatiane Martins Freitas
Orientação: Rosangela Patriota Ramos
Doutorado em História
Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Data da Defesa: 23/02/2016
Uberlândia – MG
Resumo: Essa tese tem como objeto de estudo o grupo teatral Dzi Croquettes (1972 a 1988), que na década de 1970 levou aos palcos do Brasil e da Europa uma proposta cênica transgressora, colocando em suspensão as categorizações de gênero e sexualidade. Tendo como ponto de partida a análise do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, o estudo aqui proposto busca, primeiramente, analisar a imagem construída acerca do grupo após quase 40 anos do fim de suas atividades, bem como a maneira pela qual a tese urdida pelos referidos diretores se torna parâmetro para se contar a história dos Dzi. Feito isso, volta-se ao processo, a fim de perceber, primeiramente, a maneira como os espetáculos dos Croquettes foram elaborados: quais as opções estéticas, suas temáticas e de que forma elas são materializadas no palco. Feito isso, observou-se como a proposta cênica consegue ir ao encontro de um horizonte de expectativas existente no início dos anos 1970, o qual contribui de sobremaneira para o sucesso quase imediato dos seus trabalhos. A partir das questões levantadas, tornou-se possível perceber como a recepção dos espetáculos delineou os lugares que, efetivamente, a trajetória dos Dzi Croquettes foi contada nos últimos 40 anos. Assim, compreendendo o teatro como um fenômeno histórico, percebe-se que os vestígios deixados direcionam a posterior escrita sobre as encenações.
Palavras-Chave: Dzi Croquettes; Cineasta/Historiador; Horizonte de expectativas; Teatro/Fenômeno Histórico; Legado
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
Acesse o trabalho completo clicando aqui