Menu Close

O que eu sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidades

Título: O que eu sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidades

Autoria: Talita Gonçalves Medeiros

Orientação: Marcio Caetano

Mestrado Profissional em História

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Data da Defesa: 13/08/2015

Rio Grande – RS

Resumo: Muitos são os estudos e ativismos que chamam a atenção para a necessidade de ampliar as investigações e visibilidades de lésbicas na academia brasileira. Com vista a ampliar o conhecimento sobre essa população, propomos com a dissertação “O que sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidade”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande/RS, interrogar, problematizar e compreender as representações sobre a(s) lesbianidade(s) produzidas por cinco jovens de uma escola agrícola da região sul do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, orientada pelos Estudos Culturais Lesbofeministas, produziu seus dados a partir da Etnografia pós-crítica, subsidiada pelas abordagens metodológicas proporcionadas pelas “rodas de conversas” e anotações no “diário de campo”. Partindo das análises dos dados, podemos apontar que as estudantes possuem visões e entendimentos conceituais a respeito da(s) lesbianidade(s) e que esses já possuem um posicionamento crítico frente à forma como a mulher é retratada na sociedade. Entretanto, podemos verificar que a temática “lesbianidade(s)” – não diferente da forma como as demais mulheres são retratadas na escola, que é atravessada pela invisibilidade histórico-escolar – ancora-se em representações mediadas pela violência, limitadas às relações afetivo-sexuais e/ou dimensões domésticas e íntimas da sexualidade.

Palavras-Chave: In-visibilidade, lesbianidades, escola, juventudes

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

Acesse o trabalho completo clicando aqui