Título: Opressão e Resistência: Violência Policial contra Homossexuais na cidade de Belo Horizonte na década de 90
Autoria: Darwin Santiago Amaral
Orientação: José Augusto dos Santos
Mestrado em História
Universidade Severino Sombra – USS
Data da Defesa: 01/09/2013
Vassouras – MG
Trabalho anterior à Plataforma Sucupira. Não encontrado em nenhum outro local. Autor não disponibilizou versão digitalizada.
Resumo: Os homossexuais são vítimas da homofobia entranhada na cultura que influencia negativamente o comportamento do policial militar. Esta homofobia pode ser identificada nas crenças, nos tabus, preconceitos, ideias, costumes, conceitos e discursos consolidados ao longo de grande período histórico e acabam sancionando o comportamento reprovável deste profissional. A homofobia integra o sistema denominado de senso comum e transforma a pessoa do homossexual, reprovando-a, censurando-a e fornecendo argumentos para a sua hostilização coletiva. Sem a força disseminada na cidade de Belo Horizonte deste conjunto articulado de preconceitos e afirmações, o policial não poderia discriminar o homossexual. Ele o faz amparado nesta rede extensa e resistente de permissões e validações culturais compartilhadas entre os cidadãos. O reconhecimento da questão como assunto histórico de relevância nesta primeira década do século XXI é condição indispensável para a mudança dos padrões civilizatórios adotados pela Polícia Militar de Minas Gerais e no combate à impunidade e na busca de eficiência operacional. Ignorar a homofobia latente de muitos policiais militares — alguns detentores de postos de comando — é se fazer cúmplice de uma situação que, há muito, contribui para a má qualidade da Segurança Pública nesta cidade e que coloca em risco todos os cidadãos, independentemente de sua condição sexual.
Palavras-chave: homofobia, homossexualidade, violência policial
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
Dados de resumo e orientação fornecidos pela biblioteca da IES por telefone.
Você é o autor dessa dissertação e aceita disponibilizar uma cópia em arquivo? Mande mensagem através do contato aqui da página.