Menu Close

Para além da heteronormatividade: uma análise dos eunucos representados por Estácio, Marcial e Suetônio (Roma- 80-121 d.C.)

Título: Para além da heteronormatividade: uma análise dos eunucos representados por Estácio, Marcial e Suetônio (Roma- 80-121 d.C.)

Autoria: Benedito Inácio Ribeiro Junior

Orientação: Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi

Mestrado em História

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Data da Defesa: 24/03/2016

Assis – SP

Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre algumas noções de gênero, sexo, sexualidade e corpo na Antiguidade Clássica Romana, tomando como objeto as representações dos corpos de alguns eunucos. Para isso, elegeu-se o corpus documental compreendido entre os anos 80 e 121 d. C., composto pelas obras Epigramas, de Marcial; Silvas, de Estácio e A vida dos doze césares, especificamente a biografia de Nero, de Suetônio. Com o apoio teórico dos estudos queer e de gênero, buscou-se analisar as experiências corporais, sexuais e identitárias dos sacerdotes castrados de Cibele, os galli; do eunuco Earino, menino que mantinha relações afetivas e sexuais com o imperador Domiciano e sua esposa e; por fim, do eunuco Esporo, escravo a quem Nero castra para fazer dele sua esposa. Por meio da abordagem metodológica da análise crítica do discurso, as fontes foram analisadas em três dimensões: seus modos de produção, distribuição e consumo; seus aspectos enquanto textos literários; e as representações dos eunucos já citados. Desse modo, por mais diversas que podiam ser as imagens construídas pelos autores, as fontes buscaram construir ideais de homem e mulher a partir da abjeção e desqualificação das experiências vividas pelos eunucos, usando a dissidência de seus corpos em relação a tais ideais para a manutenção de masculinidades e feminilidades sob o Principado Romano. Espera-se que o estudo contribua para desestabilizar a memória cristalizada pela heteronormatividade, demonstrando que a heterossexualidade, assim como qualquer outra manifestação das sexualidades, não é natural, mas também é histórica, atravessada por porosidades e forjada à custa de exclusões, negociações e opressões.

Palavras-Chave: Eunucos; Estudos queer; Análise de discurso; Literatura latina; História do Império Romano

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

Acesse o trabalho completo clicando aqui