Título: Poéticas do desejo (a ruptura do interdito lida em três contos de João Silvério Trevisan, de 1976)
Autoria: Miguel Rodrigues de Sousa Neto
Orientação: Alcides Freire Ramos
Mestrado em História
Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Data da Defesa: 01/02/2005
Uberlândia – MG
Resumo: As décadas de 1960 e 1970 foram um período marcado pelo autoritarismo e repressão violenta dos governos militares instaurados no Brasil pelo golpe de 1964 e, por outro lado, pelos diversos movimentos sociais que visavam à derrubada destes governos. Neste embate, foi importante a diversidade dos grupos e de suas reivindicações, notadamente no que tange às suas representações estéticas. No campo literário, a crítica às diversas formas de poder estabelecidas foi uma das mais relevantes tônicas. Neste trabalho, analisamos três contos do escritor paulista João Silvério Trevisan, publicados em seu livro de estréia, Testamento de Jônatas deixado a David, nos quais entendemos que haja um intuito de ruptura com a interdição do desejo – especialmente o homoerótico – nas suas diversas formas, quais sejam: “Cruel Revelação”, o conto que dá nome à obra, “Testamento de Jônatas deixado a David” e “Interlúdio em San Vicente”. Assim, neste trabalho abordamos: a experiência contracultural dos anos 1960/1970 e o rompimento do interdito a partir da negação do silêncio imposto; a normatização do desejo elaborada pela tradição católica e a apropriação/reelaboração do cânon bíblico pelo autor; a ruptura com a interdição do desejo homoerótico imposta pela esquerda guerrilheira das décadas 1960/1970 no Brasil. A crítica aos poderes exercidos que inserem o homoerotismo no campo do interdito, buscando romper com tal estado, é o eixo deste trabalho, centrado no campo da história da cultura e no qual mantemos diálogo com a crítica literária, na perspectiva de elucidar as condições de ficcionalização de tais embates e suas conseqüências.
Palavras-Chave: História; Literatura; Homoerotismo; João Silvério Trevisan
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
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