Título: “Professor, o senhor é virgem?” : contribuições para o ensino de história de abordagens em gênero e sexualidade desenvolvidas em outros contextos disciplinares da educação básica
Autoria: Juliano Bezerra de Menezes Barreto
Orientação: Fernando Seffner
Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Data da Defesa: 02/10/2020
Porto Alegre – RS
Resumo: Esta dissertação constitui um panorama sobre o que tem sido discutido no campo de estudos de gênero e sexualidade tanto em salas de aula de Educação Básica quanto em outros contextos de aprendizagem. Analisa meios pelos quais as abordagens sobre gênero e sexualidade realizadas em diversos contextos disciplinares, incluindo as aulas de História e episódios de formação docente, podem contribuir para pensar o ensino desta disciplina sob o propósito da temática em questão. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos abordando relatos de experiências docentes em revistas entre 1999 e 2018. Essa coleta foi realizada a partir das bases eletrônicas de dados Google Acadêmico, Redalyc e SciELO. Os artigos coletados estão organizados em quadros distribuídos de acordo com as etapas de escolarização às quais eles se dedicam. A proposta quer principalmente contribuir no combate à manipulação discursiva de movimentos conservadores como o Escola sem Partido (ESP), que denunciam uma suposta ideologia de gênero presente nos currículos escolares. A dimensão propositiva pedagógica da pesquisa são sugestões para metodologias de ensino de História elaboradas a partir de relatos de boas experiências, reflexões conceituais e autoras(es) que abordam esses temas.
Palavras-Chave: Ensino de História, Gênero e sexualidade, Formação docente
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
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