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Queerness em tela: representações da performatividade LGBTQ+ no audiovisual a partir do seriado Pose (2018)

Título: Queerness em tela: representações da performatividade LGBTQ+ no audiovisual a partir do seriado Pose (2018)

Autoria: Olávio Bento Costa Neto

Orientação: Mônica Brincalepe Campo

Mestrado em História

Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Data da Defesa: 19/02/2020

Uberlândia – MG

Resumo: A presente dissertação tem como objetivo estudar e analisar a representação audiovisual da performatividade de sujeitos LGBTQ+s e suas condições precárias dentro da sociedade contemporânea, desde os anos 1980/1990, a partir do seriado norte americano Pose, tendo como principal referência os escritos da filósofa Judith Butler. O trabalho aborda temáticas como sexualidade, gentrificação, assim como os conceitos de simulacro, de Gaston Bachelard, e imaginação, de Jean Baudrillard, procurando perceber suas relações dentro do roteiro do seriado e como o mesmo aborda as temáticas sugeridas. Também pretende analisar a relação entre a obra audiovisual e seu público, pensando em uma construção dupla, a partir das reflexões de Jesús Martin-Barbero. Outros temas como a influência da cultura dos balls nova iorquinos dentro dos movimentos culturais a partir dos anos 1980, percebendo suas ligações com uma cultura pop contemporânea. Questões como a AIDS e assedio para com esses sujeitos também são abordadas. Todas as temáticas deste trabalho estão analisadas e colocadas em contraponto com a representação feita pelo seriado televisivo buscando relacionar seus possíveis significados dentro dessa narrativa.

Palavras-Chave: LGBTQ+, audiovisual, performatividade, performance

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

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