Título: Retratos infames: Personagens representados pictoricamente por Raul Cruz na década de 1980 em Curitiba
Autoria: André Americano Malinski
Orientação: Artur Correia de Freitas
Mestrado em História
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Data da Defesa: 27/02/2019
Curitiba – PR
Resumo: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Raul Cruz (1957-1993) foi um influente artista que atuou em Curitiba, nas linguagens visuais e cênicas, em meio ao contexto de transformações socioculturais do período de redemocratização brasileira, na década de 1980. Com temperamento alegre, postura inquieta e engajada nas questões humanas/sociais, Raul era aberto sobre sua orientação homossexual e, posteriormente, sua soropositividade, a qual causaria sua morte. Sua expressiva produção ainda é pouco estudada pela historiografia da arte, sobretudo no que tange às pinturas de retrato, as quais demonstram condensar o que seria a principal característica da poética de Cruz: os dramas humanos, representados por meio de personagens com históricos obscuros. Assim, este estudo tem o propósito de elaborar uma abordagem a respeito dessa produção retratística, tomando como questão central: o que estaria por trás desses quadros produzidos por Raul Cruz, aqui nomeados de retratos infames? À vista disso, objetiva-se: conduzir uma observação da trajetória de experimentações percorrida por Raul Cruz para chegar à sua peculiar forma representacional de figuras humanas; elaborar um exame da maneira retratística desenvolvida por ele, bem como delinear análises aprofundadas sobre o que se pode perceber na produção de retratos do artista; investigar os principais objetos deste estudo – suas versões pictóricas dos controversos personagens, Pierre Rivière e Maria Bueno, ambos envoltos em intrincadas narrativas atreladas a mortes criminosas com motivações passionais. Com este intuito, além dos referidos retratos, outras obras produzidas por Raul Cruz são analisadas, com amparo em declarações, textos críticos e publicações em diversos tipos de documentos. Para tanto, adotam-se duas chaves de leituras teórico-metodológicas conjugadas pela postura humanizada dos autores. De uma parte, ampara- se em teorias ligadas à antropologia da imagem, elaboradas por Hans Belting, e associadas à proposta de abordagem sobre pinturas pela via psicológica engendrada por Richard Wollheim. De outra parte, adota- se o termo “infame” a partir da conceituação desenvolvida por Michel Foucault, somada à produção deste autor a respeito de indivíduos fora da normatividade estabelecida. Sobretudo no dossiê esmiuçando o caso Pierre Rivière organizado pelo filósofo francês, que teria inspirado Raul Cruz. Então, discorre-se quanto aos possíveis desdobramentos interpretativos desses quadros inseridos na conjuntura da década de 1980, e pondera-se quanto à sensível potência provocativa dessas pinturas, capazes de despertar olhares empáticos para com os personagens infames retratados.
Palavras-Chave: Raul Cruz; personagens infames; retratística; artes visuais; década de 1980
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
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