Título: Análise dos conceitos de história na narrativa do canal virtual LGBT “Põe Na Roda”
Autoria: Ester Cândida Corrêa
Orientação: Flávio Vilas-Bôas Trovão
Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Data da Defesa: 21/08/2018
Cuiabá – MT
Resumo: Procuramos compreender em que medida se dá a construção da identidade e a formação da consciência histórica, relacionadas à noção de gênero, através da análise da recepção e interação discursiva da/os aluna/os do Ensino Médio com as narrativas das experiências de vida contidas nos vídeos do canal virtual LGBT “Põe na roda”, que apresentam uma perspectiva crítica sobre a ideia de gênero. Assim, partimos do pressuposto teórico de que as narrativas individuais e coletivas dessas experiências, que produzem e se alinham a determinadas formações discursivas e ideológicas, proporcionam um aprendizado e constituem a consciência histórica subjetiva e de grupos sociais, portanto, se objetivam materialmente nos processos históricos. Neste sentido, buscamos em Jörn Rüsen nossas referências teóricas. Ao trabalharmos com uma plataforma da internet seguiremos uma metodologia baseada nos Estudos Culturais, a partir de Douglas Kellner, segundo a qual a indústria cultural cria produtos que reproduzem discursos sociais que envolvem os conflitos de uma época. Seus produtos criados articulam posições ideológicas que reiteram as formas de poder social ou de resistência às formas dominantes de cultura. Portanto, Kellner parte do pressuposto de que a cultura da mídia não é o texto de uma ideologia dominante, nem inocente entretenimento, mas produções complexas que absorvem discursos sociais e políticos de difícil análise. Assim, exigem métodos capazes de desvendar a inserção da mídia na economia política, nas relações sociais e no meio político, onde são criados, veiculados e recebidos. A categoria gênero se baseia nos estudos de Joan Scott e Judith Butler. Scott questiona o modo como o gênero funciona nas relações sociais e a maneira como este dá sentido à percepção e à construção do conhecimento histórico. Butler contesta a distinção de sexo e de gênero baseada em uma concepção de natureza dada e estabelecida por discursos científicos, jurídico e político.
Palavras-Chave: Ensino de história; Produção e difusão de narrativas históricas; Gênero; Cultura visual, mídias e linguagens; Internet.
Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes
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