Título: Gênero e sexualidade na TV Escola: cartografia de um currículo
Autoria: Rosana Medeiros de Oliveira
Orientação: Débora Diniz
Doutorado em História
Universidade de Brasília – UnB
Data da Defesa: 28/02/2011
Brasília – DF
Resumo: Esta pesquisa-cartografia mapeou o currículo audiovisual de gênero e sexualidade da TV Escola. A TV Escola é um canal educativo de televisão do Ministério da Educação. É uma política pública que objetiva subsidiar as escolas com materiais audiovisuais. O currículo mapeado nesta pesquisa é composto pela programação de Orientação Sexual e outros programas da TV Escola que tratam questões de gênero e sexualidade de forma central. Entende-se nesta tese que o currículo não é um dado, mas resultado de um modo de pesquisar que envolve tanto a seleção dos documentos, quanto os modos de problematizá-los, ordená-los e interpretá-los. Compreendendo que as palavras “sexual” e “sexualidade” não são auto- evidentes, esta pesquisa apresenta os territórios agregados por essas palavras na programação da TV Escola, em uma tentativa de problematizar e desautomatizar seu uso na linguagem. Por meio de um estudo de caso e de análises de imagens- retórica de 88 programas do corpus, apresenta-se os enquadramentos hegemônicos do currículo e como eles funcionam como programações de gênero, em que pedagogias (hetero)sexualizadoras e racializantes estão em jogo. A pesquisa também dá vidência a linhas dissidentes do currículo, a enquadramentos presentes apenas em sua periferia, mas que diversamente dos enquadramentos hegemônicos, questionam o sistema de gênero (desprogramando o gênero), politizando a homofobia e apresentando a negritude como paisagem do possível. O currículo é discutido como uma política de subjetivação, em que valores e modos de vida são ensinados, devendo portanto ser questionado em seus modos de endereçamento, ou seja nas noções implícitas de sujeito que carrega
Palavras-Chave: Gênero; Sexualidade; currículo; audiovisual; TV Escola
Fonte: Repositório UnB
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