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Pederastia, educação e cultura política dos Aristhoi no discurso Aristofânico D’as Nuvens (Atenas – Século V a.C.)

Título: Pederastia, educação e cultura política dos Aristhoi no discurso Aristofânico D’as Nuvens (Atenas – Século V a.C.)

Autoria: Luiz Henrique Bonifacio Cordeiro

Orientação: Maria Regina Candido

Mestrado em História

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Data da Defesa: 25/03/2015

Rio de Janeiro – RJ

Resumo: A proposta da análise historiográfica presente nesta pesquisa insere-se na intersecção entre a História Política e a História Cultural, devido à estrutura teórica que fundamenta os argumentos e hipóteses propostas, elencados com base em concepções de Bronislaw Baczko. A problemática dos interesses políticos em volta dos significados da pederastia no discurso de Aristófanes foi desenvolvida a partir da confrontação entre a documentação e o contexto sociopolítico de Atenas no século V a. C. As intensas transformações a que a sociedade dos atenienses esteve exposta ao longo daquele século, os simbolismos que envolviam o Teatro de Dioniso e a maneira como os atenienses apreendiam os enredos da comédia foram determinantes para selecionarmos o discurso aristofânico como um mecanismo de poder naquela sociedade. Para tanto, a monumentalização dos espaços do teatro, visto como um espaço de controle simbólico, contribuiu para a propagação e perpetuação de determinados estilos de vida e para a comunicação e sobrevivência de imaginários sociais específicos. No conjunto das obras dramáticas inseridas no teatro, as de Aristófanes mobilizaram vários ideais aristocráticos, permitindo-nos a reflexão hipotética de que este autor referenciava o segmento social dos aristhoi. Utilizando o teatro como um espaço de denúncia, Aristófanes satirizava aspectos que faziam com que aquele segmento social perdesse poder político e econômico, tendo como pano de fundo a guerra do Peloponeso. Uma análise de discurso que considere as implicações da prática de linguagem permite a observação de símbolos culturais e consequentemente da memória do sujeito discursivo, observando as influências políticas em seus julgamentos. Nesse sentido, a proposta desta dissertação é observar as imposições políticas nas representações produzidas pela comédia de Aristófanes acerca da pederastia.

Palavras-Chave: Comédia; Atenas Democrática; Discurso; Política; Pederastia.

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

Acesse o trabalho completo clicando aqui

Posted in 2015, dissertação, RJ, UERJ

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