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Políticas públicas sobre sexualidade e educação em Mato Grosso: Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheiras

Título: Políticas públicas sobre sexualidade e educação em Mato Grosso: Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheiras

Autoria: Sérgio da Silva Machado Junior

Orientação: Ana Maria Marques

Mestrado em História

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Data da Defesa: 09/12/2016

Cuiabá – MT

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar processos de formação e efetivação em normativas de políticas de educação pública sobre sexualidade no Estado de Mato Grosso. Com foco na educação pública deste estado, a pesquisa pretende analisar alguns dos processos de formação dessas políticas até sua efetiva transformação em normativas nas unidades escolares. A proposta define-se na análise das transformações que sofreram do momento em que se apresentaram como projetos até sua implantação final nas unidades escolares. Ainda como parte da empreitada, pretende-se identificar discursos e polos de poder atuantes nestes processos na análise de dois casos nas cidades de Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheiras. O recorte temporal proposto vai dos anos 1990 até 2015 e, pela amplitude do tema, o objeto foi restringido à política de uso do nome social e uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero em instituições de ensino. Partindo do âmbito nacional, com a resolução nº12 de janeiro de 2015 do CNDC/LGBT (Conselho Nacional Contra da Discriminação LGBT) a pesquisa buscou os atores envolvidos em sua construção e, através de entrevistas e análise de documentos rastreou os trâmites, embates discursivos, sucessos, oposições, ações e lutas que culminaram ou não em tais políticas.

Palavras-Chave: Politica pública; sexualidade; educação; Mato Grosso

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

Acesse o trabalho completo clicando aqui

Posted in 2016, dissertação, MT, UFMT

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