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A cadeira de rodas do Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008)

Título: A cadeira de rodas do Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008)

Autoria: Carlos Eduardo Marotta Peters

Orientação: Milton Carlos Costa Vera Alves Cepeda

Doutorado em História

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Data da defesa: 01/03/2010

Assis – SP

Resumo: A pesquisa A cadeira de rodas de Stephen Hawking – religião, representação do Outro e da ciência nas escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI problematiza a inserção do discurso religioso nas escolas públicas de Penápolis e as representações de mundo ali produzidas. O trabalho analisa principalmente a construção da imagem negativa do outro em sala de aula com a utilização de estereótipos e a identificação de supostos inimigos da fé, como homossexuais, artistas e, principalmente, cientistas. O trabalho discute também as representações de ciência produzidas por diversos textos de teor religioso, os combates contra o evolucionismo de Charles Darwin e a legitimação do criacionismo como discurso explicativo verdadeiro. A base documental da pesquisa é composta por textos de conteúdo religioso, distribuídos e discutidos nas escolas, por questionários aplicados a docentes e discentes e por documentos institucionais.

Palavras-chave: Escola pública, Representação social, Alteridade, Religião, Ciência

Fonte: Repositório UNESP

Acesse o trabalho completo clicando aqui

Posted in 2010, SP, SUDESTE, tese, UNESP-ASSIS

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