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Um debate ainda se faz necessário: um estudo de caso sobre a formação e prática docente de uma escola da Rede Estadual de Pelotas na discussão sobre gênero e sexualidade

Título: Um debate ainda se faz necessário: um estudo de caso sobre a formação e prática docente de uma escola da Rede Estadual de Pelotas na discussão sobre gênero e sexualidade

Autoria:  Letícia Campagnolo Cavalheiro

Orientação:  Carolina Kesser Barcellos Dias

Mestrado em História

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Data da Defesa:  29/04/2020

PelotasRS

Resumo: Esta dissertação discute um tema fundamental para o respeito às diversidades na escola; buscamos nas políticas educacionais, referentes ao tema, dos anos 90 até a atualidade, compreender como essas foram pautas para trabalhar a temática dentro da escola, e como, estas políticas sofreram avançadas e foram retiradas de dentro da escola, fortalecendo discursos de ódio e legitimando a violência de gênero. Para nós essas experiências interferem de maneira a não contribuir com o processo de ensino de aprendizagem e reforça os marcadores de desigualdade dentro da escola. Nós, os professores temos um papel importante dentro deste cenário, o de sermos mediadores e auxiliarmos no processo e na construção de novos significados promovendo espaços de diálogo, debate e um ambiente de respeito e acolhida às diferentes manifestações que acontecem dentro da escola. A partir da análise dos questionários de seis professores de uma escola da rede estadual de Pelotas, propomos o diagnóstico de um recorte da realidade atribuída a respeito do que tem sido, ou não, trabalhado quando o assunto é Gênero e Sexualidade na escola.

Palavras-Chave: Gênero, Sexualidade, Escola, Professores, Formação

Fonte: Repositório Guaiaca – UFPEL

Acesse o trabalho completo clicando aqui

Posted in 2020, dissertação, RS, SUL, UFPel

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