Título: As lésbicas estão na história!! rediscutindo as narrativas escolares sobre a ditadura civil-militar
Autoria: Nayla Flavianne Borges Carvalho França
Orientação: Ana Carolina Eiras Coelho Soares
Mestrado em História
Universidade Federal de Goiás – UFG
Data Defesa: 19/04/2022
Goiânia – GO
Resumo: Procuro rediscutir as narrativas sobre lesbianidades na produção histórica acerca da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Busco compreender os processos de (in)visibilização das trajetórias lésbicas e suas produções culturais no contexto ditatorial, analisando a produção de políticas repressivas e as práticas de censura aplicadas às sexualidades e aos comportamentos de gênero. Investigo e analiso as trajetórias biográficas de Cassandra Rios e Leci Brandão, com o objetivo de demonstrar a atuação política da ditadura na produção de cerceamentos e as resistências das populações homossexuais. Utilizo, como base para esta análise, a teoria lésbica de Adrienne Rich e Monique Wittig, a partir das quais procuro evidenciar os mecanismos de poder e as produções de silenciamento das existências não heterossexuais. Investigo, também, a recorrente marginalização e apagamento da existência lésbica nas narrativas históricas e escolares, expondo mecanismos de coerção na produção dos saberes. A metodologia adotada foi a análise bibliográfica de fontes documentais, tais como publicações em boletim, trechos de jornais, entrevistas e produtos culturais e o diálogo com a produção historiográfica do campo de lesbianidade. Concluo que há um processo político de apagamento da história de lesbianas na produção historiográfica e em narrativas escolares, caracterizado pela produção de uma suposta “naturalidade” da heterossexualidade, entendida como sistema de poder, a partir do qual as existências lesbianas e outras compreensões de sexualidade e de gênero são excluídas das narrativas tradicionais no Ensino de História. Na parte propositiva, apresento um Caderno Temático, em formato de e-book, com sequências didáticas para auxiliar na reconstrução das narrativas históricas escolares. O Caderno Temático apresenta dez opções de trajetos pedagógicos possíveis de serem utilizados por docentes para a construção de narrativas plurais, dialogando sobre a historicidade das construções acerca do gênero e das sexualidades.
Palavras-Chave: Ensino de História, gênero, produção e difusão de narrativas históricas, lésbicas, Cassandra Rios, Leci Brandão
Fonte: Repositório UFG
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