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Desconstruindo a “Ideologia de Gênero” por meio do ensino de História: famílias para além do reacionarismo da brasil paralelo

Título:  Desconstruindo a “Ideologia de Gênero” por meio do ensino de História: famílias para além do reacionarismo da brasil paralelo

Autoria:  Renilson Pereira de Freitas Junior

Orientação:  David Maciel

Mestrado em História

Universidade Federal de Goiás – UFG

Data Defesa:  29/07/2022

Goiânia – GO

Resumo: O presente trabalho investiga o discurso da “ideologia de gênero” na educação a partir do enfoque sobre o tema das configurações familiares contemporâneas. Para tanto, analisamos duas fontes produzidas pela produtora de conteúdos de extrema-direita Brasil Paralelo: o videodocumentário Geração sem gênero e o artigo O que é uma família? Surpreenda-se com a explicação filosófica. O objetivo principal do nosso trabalho é ensinar aos nossos alunos como as configurações das famílias contemporâneas são o resultado de profundas transformações históricas ocorridas nas sociedades ocidentais. Dessa maneira, propomos, junto a estudantes do Ensino Médio, historicizar as famílias e fazer um contraponto ao discurso reacionário que enxerga na família nuclear o único modelo “natural”, quase a-histórico. Para atingir nossos objetivos criamos, para o ensino de História, uma sequência didática (SD) dividida em três etapas: (1) leitura de textos; (2) roda de conversa em sala de aula e (3) um jogo no formato quiz.

Palavras-Chave:  Ensino de História, Famílias Contemporâneas, Ideologia de Gênero, Brasil Paralelo

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

Acesse o trabalho completo clique aqui

Posted in 2022, CENTRO-OESTE, dissertação, GO, UFG

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