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Glamour das Divas: uma reflexão sobre espaços de sociabilidade, redes de amizade e subjetividades travestis na cidade do Rio de Janeiro, década de 1960

Título:  Glamour das Divas: uma reflexão sobre espaços de sociabilidade, redes de amizade e subjetividades travestis na cidade do Rio de Janeiro, década de 1960

Autoria:  Paulo Vitor Guedes de Souza

Orientação:  Fabio Henrique Lopes

Mestrado em História

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Data Defesa:  05/05/2022

Seropédica – RJ

Resumo: A dissertação em questão é sobre produção das históricas subjetividades travestis na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1960. A reflexão é feita a partir de análise de narrativas orais de algumas travestis da denominada “primeira geração” da cidade, de imagens fotográficas e de fontes oriundas da imprensa, entre jornais e revistas selecionados de forma que o trabalho se desenvolvesse com pertinência ao tema. O texto se divide em duas unidades, uma primeira destinada a referenciar a trajetória dos espetáculos de travestis e transformistas, além de evidenciar o papel das Boates enquanto espaços de grande importância para a constituição de sociabilidades e redes de amizade que, de certa maneira, colaboraram para invenções e reinvenções subjetivas da mencionada geração de travestis, essas que perpassam por ingestão de hormônios e mudanças estéticas-corporais. Será dada ênfase especial à “Boate Favela”, ao “Stop Club” e à “Boate Alcatraz”, todas localizadas no bairro de Copacabana. Já na segunda unidade, o foco estará nos Teatros, com destaque ao pioneirismo da companhia Les Girls, importante grupo de travestis e transformistas da época. Também evidenciarei os espetáculos ocorridos nos Teatros “Dulcina”, “Brigitte Blair”, “Carlos Gomes” e “Rival” como importantes espaços não só para criação de redes de amizades, mas também de disputas, conflitos e tensões, assim como as Boates. Não posso deixar de mencionar que a construção do trabalho só foi possível graças às colaborações de Suzy Parker, Yeda Brown e Aloma Divina, essas, artistas que atuaram em alguns dos mencionados espaços e espetáculos, o que possibilitou uma privilegiada análise dos processos de subjetivação, emergência de subjetividades e escritas de si.

Palavras-Chave:  Travestilidades, Subjetividades, Espaços de Sociabilidade, Corpo

Fonte: Catálogo de Dissertações e Teses Capes

Acesse o trabalho completo clique aqui

Posted in 2022, dissertação, RJ, SUDESTE, UFRRJ

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